Exames gravados em vídeo

Antes de começar a filmar, vale a pena estabelecer alguns princípios simples para garantir que o vídeo apresentado será aceite para avaliação.
Temos de te ver claramente a ti e ao teu instrumento.
Para todos os instrumentos em todos os graus de ensino: todo o instrumento, o equipamento utilizado e o acompanhante (se presente) devem ser totalmente visíveis no plano da câmara.

Os guitarristas, baixistas e teclistas devem captar ambas as mãos no enquadramento do vídeo. Os cantores devem ocupar uma parte significativa da imagem. No caso dos bateristas, conseguir uma única imagem pode ser complicado, por isso tenta encontrar um ângulo que permita ao examinador ver claramente o movimento de ambas as mãos e ter uma ideia do que está a ser feito com os pés - uma posição ligeiramente elevada com a câmara a apontar para o baterista pode funcionar muito bem, pois pode fazer com que as baquetas apareçam mais claras para o examinador.



Boa iluminação e imagem estável
Evita gravar em ambientes muito escuros, pois isso afecta significativamente a qualidade do vídeo. Se puderes gravar a tua atuação num espaço com boa luz natural, ou se tiveres acesso a iluminação de boa qualidade, o resultado final será melhor. Evita luzes coloridas ou em movimento - precisamos de te ver claramente.
Por outro lado, se puderes utilizar um tripé ou outro tipo de suporte para a câmara, isso seria o ideal. Se precisares de alguém para segurar a câmara ou o telemóvel, certifica-te de que mantém o vídeo o mais estável possível e evita aumentar ou diminuir o zoom durante o exame.
Seguires estas diretrizes simples deverás obter vídeos com uma qualidade de áudio razoável:
-
Não regules o volume demasiado alto quando utilizares amplificadores ou altifalantes. Os telemóveis e as câmaras de vídeo normalmente gravam o som bastante bem, mas têm problemas com volumes elevados.
-
Demora o tempo que for necessário para obter um bom equilíbrio entre a tua música e a faixa de apoio. A RSL precisa de ouvir claramente o teu instrumento, por isso vale a pena experimentar e fazer algumas gravações de teste para te certificares de que o equilíbrio é bom.
-
Evita espaços ruidosos ou com reverberação.
Embora na maioria dos casos seja possível gravar um áudio razoável com um smartphone ou uma câmara de vídeo, há uma série de dispositivos que podes considerar se quiseres garantir que o teu áudio é de boa qualidade.
Segue-se uma lista de dispositivos e aplicações recomendados pela RSL que podem ajudar-te a melhorar a qualidade do áudio:
Microfone para utilização com telemóveis (verificar a compatibilidade do telemóvel):
▪ Zoom iQ7
▪ Shure MV88
▪ RØDE iXY
▪ RØDE VideoMic
Aplicações de vídeo para telemóveis que permitem o controlo manual do áudio:
▪ FV-5 (Dispositivos Android)
▪ Filmic Pro (iOS e alguns dispositivos Android)
Câmaras de vídeo dedicadas para gravar áudio de alta qualidade:
▪ Zoom Q4
▪ Zoom Q2n
Bateria: como gravar
A bateria acústica traz algumas dificuldades quando se tenta captar um áudio nítido, especialmente quando se grava com um telemóvel. A RSL recomenda vivamente que os bateristas utilizem um dispositivo de gravação onde possam ter controlo sobre a sensibilidade e o volume do microfone.
Se precisares de gravar o teu exame diretamente com o seu telemóvel, evita captar o teu desempenho na bateria acústica enquanto a faixa de apoio estiver a tocar, pois o volume necessário tornará o áudio gravado difícil de ouvir ou causará distorção. Neste caso, é permitido gravar um vídeo da tua atuação com a faixa de apoio através de auscultadores ou de uma monitorização in-ear. A RSL sincronizará as faixas de apoio com as suas actuações para te pontuar, mas terás de fornecer cliques com as baquetas no segundo compasso durante a contagem decrescente da faixa de apoio para que possamos sincronizar facilmente o áudio com o vídeo.
Veja o vídeo de demonstração abaixo: